Ferramentas Elétricas

Marcenaria, 7 tipos de lixadeiras para um trabalho eficaz

A marcenaria é uma profissão que exige do profissional muita atenção aos detalhes, criatividade, cuidados técnicos e de segurança. Mais do que isso, um bom marceneiro sabe a hora certa de usar cada equipamento em seu benefício.

Assim, uma das coisas mais importantes do processo de marcenaria é o lixamento. Essa etapa é primordial, pois, prepara a peça de madeira, ou móvel, para o seguimento de envernizamento ou pintura.

O lixamento tem como objetivo nivelar e alisar a superfície da madeira, já que ela pode apresentar irregularidades após o corte. Essa etapa fornecerá uma condição ideal para a aplicação de produtos químicos de seladores e vernizes.

Se o lixamento não for realizado de forma cuidadosa e correta, o acabamento da peça poderá ser prejudicado. Por isso é importante que essa etapa de produção seja feita com os equipamentos ideais.

Mas quais seriam esses equipamentos?

Separamos 7 tipos de lixadeiras e vamos te ajudar a escolher qual é a melhor para o seu trabalho. Confira nossa lista e se prepare para desenvolver um trabalho mais eficaz na produção de peças de madeira:

Lixadeira angular de 7 polegadas
A lixadeira angular é indicada para trabalhos mais pesados, com cortes maiores, por isso, é uma ferramenta leve, ideal para trabalhos que demandam mais produtividade.

Ela fornece alta produtividade no lixamento, sendo recomendada para lixar madeiras bem maciças. Também é indicada para madeiras que ficam expostas aos intemperes climáticos.

Ela é utilizada para preparar a superfície de telhados aparentes e móveis rústicos, por exemplo, que ainda receberão a camada de proteção e estão muito abauladas, ou seja, curvadas.

É contraindicada para acabamentos finos, pelo movimento circular, pode arranhar a madeira. Por isso, ela não é recomendada para a produção de peças que necessitam de acabamentos impecáveis.

Lixadeira vertical
A lixadeira vertical é muito parecida com a angular, mas é um equipamento muito mais leve. Por isso, é indicado para lixamentos mais rápidos e contínuos e para lixamentos em locais de difícil acesso e altos.

Além disso, um dos grandes benefícios dessa lixadeira é que ela evita que o profissional fique curvado sobre a mesa, pois ela pode ser movida de lugar. Por isso, é ótima para trabalhos que devem ser contínuos, diminuindo o esforço do operador.

Novamente, esse tipo de lixa não é indicado para acabamentos que buscam ser impecáveis.

Lixadeira excêntrica
O grande diferencial da lixadeira excêntrica é sua forma compacta, que foi projetada para que o operador desenvolva seu trabalho em qualquer posição, com conforto e eficiência. Utilizando esse equipamento, o marceneiro fará seu trabalho de forma mais confortável.

Outro benefício desse tipo de lixa e que a maioria de seus modelos apresentam recursos que aspiram o pó gerado durante o trabalho. Assim, o próprio equipamento pode contribuir para a saúde do profissional que a está manuseando.

Com uma fixação rápida, a lixa excêntrica é indicada para marcenarias, carpintaria, trabalhos na área da construção civil e para qualquer tipo de material. Oferece a possibilidade do controle eletrônico da velocidade, possuindo diversas rotações.

Lixadeira orbital
A lixadeira orbital é leve e pequena, sendo indicada para realizar pequenos acabamentos e para o lixamento de cantos. Possuem a base quadradas e produz movimentos de órbita.

Esse movimento acaba proporcionando tremidas rápidas e retiram pouco volume dos materiais, não deixando ranhuras. É indicado assim para peças e móveis que devem ser tratadas com mais delicadeza e que serão envernizadas ou laqueadas com um fino acabamento.

Como desvantagem, esse equipamento não fornece grande produtividade, sendo recomendado para peças mais suaves.

Lixadeira roto orbital
Esse tipo de lixadeira é muito utilizada por profissionais e também é um recurso útil para muitos que utilizam a marcenaria como hobby.
A lixadeira roto orbital também são máquinas pequenas e leves e é muito parecida com a lixadeira orbital. Porém, enquanto a lixadeira orbital apresenta a base retangular, a roto orbital possui a base quadrada.

Essas lixadeiras fazem um movimento circular, mas também realizam um movimento de rotação. Somando esses dois movimentos, esse equipamento consegue desbastar um volume maior da madeira, em comparação com a orbital.

É recomendada, assim, para finalizações de acabamentos onde é fundamental o nivelamento do material, sem desníveis ou marcas.

Lixadeira de cinta
A lixadeira de cinta funciona a partir de uma rotação de cinta sobre dois eixos.

O movimento desse equipamento é realizado apenas em um sentido, sendo muito eficaz para o lixamento de superfícies planas ou curvas de ângulo aberto, como esquadrias, portas e deques.

Além disso, é recomendada para peças que estão muito desniveladas e com bastantes falhas.

O trabalho com a lixadeira de cinta deve ser realizado acompanhando as fibras da madeira, em seu sentido, para apresentar um melhor acabamento. Possui um movimento rápido e produtivo, retirando bastante volume de madeira em apenas uma passada.
Não é recomendada para superfícies muito finas, com curvas e quinas.

Lixeira combinada
A lixadeira combinada é indicada para serviços mais leves em marcenarias e serralherias, também podendo ser utilizada na fabricação de objetos de artesanato.

É formada por uma lixa de disco e outra de cinto e pode ser fixada facilmente em bancadas. Além disso é bem compacta. Ela consegue lixas diversos tamanhos e formas de peças, sendo utilizada horizontalmente ou verticalmente.

O uso de uma lixadeira própria para determinados trabalhos irá facilitar a vida do operador, pois ele poderá fazer um trabalho mais eficaz e com melhor acabamento, além de proporcionar mais conforto na realização da nivelação da peça.

Daí a importância da boa escolha da lixadeira. Ela será a primeira responsável pela qualidade do produto. Se começarmos mal em sua escolha, dificilmente conseguiremos contornar os problemas que aparecerão.

Assim, é importantíssimo que, antes de você começar a lixar seu móvel ou peça de madeira, você analise qual dessas lixadeiras poderá ser mais útil para o seu trabalho. Essa percepção será fundamental.

Pronto para escolher a melhor lixadeira para seu serviço? Então não deixe de passar em nosso site e encontrar as melhores opções do mercado!

E veja outros de nossos conteúdos com dicas imperdíveis!

Tags
Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Close
Close