Máquinas e Equipamentos

Como escolher e quais os benefícios das lavadoras de alta pressão?

A limpeza em áreas domésticas pode ser complicada e levar muito tempo, além de gastar quantidades excessivas de água. Lavadoras de alta pressão podem ajudar a reduzir esse trabalho e o consumo, gerando economia. Conheça os benefícios que tais equipamentos proporcionam e como escolher o melhor modelo para o seu caso.

Benefícios de lavadoras de alta pressão

Esse tipo de máquina tem o funcionamento simples: ela capta a água da torneira, aumenta a pressão consideravelmente e diminui a vazão; dessa maneira, uma quantidade muito menor de água consegue sair da mangueira com muito mais força, facilitando o trabalha de quem estiver fazendo a limpeza do local. Por ter essa característica, a economia de água chega a ser de 80% em relação aos métodos tradicionais.

Você pode usar a sua lavadora de alta pressão em diversos ambientes, como azulejos, porcelanato, higienização de calçadas, carros e pneus. As opções de uso são inúmeras. Alguns modelos contam com aquecimento de água, que facilitam a limpeza ainda mais, até dispensando o uso de produtos químicos que podem ser agressivos ao organismo e contaminar o meio ambiente.

Por toda a economia que proporciona, é um equipamento sustentável. Deve-se pensar que atualmente enfrentamos uma crise hídrica severa em diversas partes do mundo. A economia de água deve ser incentivada, e pequenas atitudes serão de grande ajuda.

Como escolher o melhor modelo para você?

Considere algumas coisas antes de comprar a sua lavadora de alta pressão. Primeiro, você deve saber qual será o uso principal. Se for utilizada com pouca frequência e em áreas com muita movimentação, é necessário procurar por uma opção que possua uma pressão nominal alta, pois a sujeira estará mais incrustada, sendo necessária uma força maior para arrancá-la.

Tenha em mente que se a pressão for excessiva, alguns materiais podem ser danificados. Em caso de dúvida, peça ajuda a um atendente, ele saberá como encontrar o equipamento com a pressão ideal para o seu caso.

Se informe sobre a vazão e a potência da máquina, você poderá ter uma boa ideia de como será o consumo, e poderá perceber qual representa uma economia maior ao seu bolso. Confira sempre se o modelo possui certificações de segurança do INMETRO, para prevenir acidentes.

Para uso doméstico, preste atenção em algumas características do produto. Opte por equipamentos mais compactos, que ocupem menos espaço e sejam fáceis de manusear. Se a mangueira for flexível o suficiente, você poderá alcançar pontos mais difíceis, como calhas e o telhado, garantindo a limpeza completa. Em casos mais difíceis, pode ser necessário o uso de detergente para facilitar ainda mais o trabalho, procure modelos que já venham com um tanque acoplado.

Para uso industrial, ou grandes áreas, priorize modelos que fornecem uma pressão superior, além de vazão. Preste atenção nessas características, elas garantem maior aproveitamento do equipamento, além de ajustar o consumo de água de forma proporcional. Existem alternativas às lavadoras movidas à energia elétrica, são as que utilizam gasolina ou etanol, ideal para quando o tempo de uso será prolongado e mais frequente.

Cuidados na hora de usar

Você estará lidando com equipamento que trabalha a base de eletricidade e água. Sempre confira o estado de conservação dos fios elétricos. Apenas ligue ou desligue da tomada se o interruptor da lavadora estiver desativado, assim você evita choques.

Devido à alta pressão, o jato de água pode cortar algumas folhas de plantas e ferir pessoas e animais domésticos. Preste atenção se ninguém está na frente do fluxo da água.

Outra vantagem das lavadoras de alta pressão é que elas podem ser transportadas facilmente durante o uso. Tome cuidado para não colocá-la sobre superfícies que possam ceder e danificar o equipamento. Verifique se a mangueira não está dobrada ou se o fluxo de água não foi interrompido por algum motivo, caso contrário, pode resultar na queima do aparelho.

Siga as instruções do manual. Apenas comece a operar quando o tanque de água estiver cheio, e certifique-se de que o sabão utilizado, caso necessário, está de acordo com as especificações do equipamento, pois a vida útil da máquina pode ser reduzida.

Periodicamente, verifique o estado de conservação das peças. É essencial que elas estejam encaixadas e funcionando de maneira correta. Se você suspeitar de qualquer irregularidade, procure uma assistência técnica.

Prestando atenção nessas dicas você irá economizar, ter mais tempo livre para outras atividades e garantir a higienização satisfatória de todos os ambientes. Procure por modelos que se encaixam ao seu perfil, acesse o nosso site!

Tags
Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close