DúvidasFerramentas Elétricas

Parafusadeira Elétrica ou Bateria? Faça a escolha certa!

Destaques da história

  • Qual material você irá utilizá-la?
  • A parafusadeira elétrica possui a vantagem de maior autonomia.
  • A parafusadeira a bateria, é preciso ter o trabalho de carregar as baterias e revezá-las.
  • As parafusadeiras de impacto são as mais potentes.
  • O controle de torque é fundamental para serviços que exigem precisão.
Se você está pensando em adquirir uma parafusadeira, mas está indeciso entre a parafusadeira elétrica ou bateria, faça a escolha certa, confira as dicas abaixo e os diferentes fatores que poderão te ajudar a sair da dúvida e evitar futuros arrependimentos.

Qual será a finalidade da sua ferramenta?

Primeiramente, antes de escolher uma parafusadeira, você deve ter em mente os tipos de serviços e a intensidade que você a utilizará. Levando em conta que se ela será utilizada apenas para serviços domésticos esporádicos, não precisará de um modelo muito sofisticado. Se você utilizar para seu hobby, como criação em marcenaria já terá que se preocupar com uma ferramenta mais precisa.

Agora, se você pretende utilizar uma parafusadeira de maneira profissional, deverá considerar diversos fatores que podem complicar ou facilitar o seu trabalho com a ferramenta no dia a dia.

Além disso, em qual material você irá utilizá-la? Plástico, madeira, alvenaria, ou todos eles? Tanto as parafusadeiras elétricas, quanto bateria são capazes de dar conta dessas aplicações dependendo de sua potência, porém há casos específicos em que uma leva vantagem em relação à outra, como veremos a seguir:

Mobilidade e Praticidade

Tanto a parafusadeira elétrica quanto a com bateria possuem pontos positivos e negativos a respeito da mobilidade e praticidade.

A parafusadeira elétrica possui a vantagem de maior autonomia, bastando conectá-la na tomada para trabalhar muito tempo a fio sem demais preocupações. Quem trabalha em uma oficina ou na garagem de casa, ou seja, em um lugar fixo, a parafusadeira elétrica não te deixará na mão. Já a parafusadeira a bateria, é preciso ter o trabalho de carregar as baterias e revezá-las.

Por outro lado, a parafusadeira a bateria possui a vantagem de ter uma maior mobilidade. Você pode movimentá-la em posições mais confortáveis de acordo com o seu trabalho sem se preocupar com o incômodo do fio, principalmente em locais apertados. Além disso, você não precisa se preocupar se o local que você vai trabalhar possui uma tomada ao alcance e com a tensão compatível. Isso torna a parafusadeira a bateria mais versátil para os mais diversos lugares, seja para serviços internos quanto externos.

Muitas vezes quem presta serviços profissionais têm a preocupação de ficar puxando extensões ou se frustrar quando o imóvel não possui uma tomada com a tensão compatível com seu equipamento. Com uma parafusadeira a bateria você evita esses constrangimentos.

Manutenção

Há vários fatores que envolvem a manutenção das ferramentas, como: intensidade no uso, manuseio inadequado, quedas, superfícies difíceis, exposição ao sol ou umidade, etc. Embora tenhamos no mercado parafusadeiras de qualidade em ambas as modalidades, há alguns pontos na manutenção em que uma leva vantagem em relação à outra.

O principal ponto é a bateria. Um incômodo que as pessoas que possuem uma parafusadeira elétrica não têm é a questão com a bateria. Com o tempo, elas podem enfraquecer e se deteriorar, levando à necessidade de trocá-las. Além disso, em quedas pode acontecer de quebrar o conector da bateria.

Mas nem por isso a parafusadeira a bateria leva grande desvantagem, hoje temos no mercado opções com baterias de íon de lítio, que além de carregarem mais rapidamente (cerca de 15 a 20 minutos) e segurarem mais tempo a carga do que as de níquel cádmio (cerca de 6 a 8 horas), ainda são mais leves.

Preço

De maneira geral, as parafusadeiras a bateria são mais caras do que as elétricas. Porém, há uma grande variedade de modelos e preços que se adéquam ao seu bolso, de acordo com sua necessidade. Há algumas que beiram R$300,00 e outras que ultrapassam R$3.000,00.

Potência

No caso das parafusadeiras de bateria, a medida da potência é em volts, sendo que você deverá considerar também a sua finalidade para efetuar a compra de um equipamento com a potência condizente com sua necessidade. Sendo:

• A partir de 9,6 volts, ideal para uso em superfícies mais macias como plásticos, geralmente utilizada em pequenos eletrodomésticos.
• A partir de 12 volts, já podem ser utilizadas em madeira, alvenaria e metais. São ideais para montagem de móveis.
• A partir de 18 volts são ideais para qualquer superfície. Geralmente acompanham a função furadeira.
As parafusadeiras elétricas têm sua potência medida em Watts, sendo que geralmente são de 230 W para cima. Acima de 300 W já são adequadas para a maioria dos serviços.

Diferenças à Parte

Agora que você tem uma ideia dos prós e contras de cada tipo de parafusadeira, vamos voltar nossa atenção para algumas características que você também deve levar em consideração, seja na compra de uma parafusadeira elétrica ou bateria.

Impacto

As parafusadeiras de impacto são as mais potentes. São ideais para parafusos grandes e superfícies sólidas, penetrando com maior facilidade através de uma vibração extra.

Controle de Torque

O controle de torque é fundamental para serviços que exigem precisão. Assim você pode regular a força que sua ferramenta aplicará na superfície, evitando assim estragos indesejados.

Função Furadeira

As parafusadeiras mais potentes também possuem a função de furadeira. Assim você tem duas ferramentas em uma, sendo possível adaptar brocas e serra copos. Você ainda tem a facilidade de não precisar fazer um pré-furo, podendo aplicar diretamente o parafuso na superfície que desejar.

Peso e Ergonomia

Claro que é importante você pensar na potência e outras qualidades mecânicas da sua parafusadeira, mas quando você precisa trabalhar muito tempo em uma só posição, ou permanecer em uma posição complicada, a ergonomia do equipamento fará uma diferença tremenda.

Você deve estar atento para uma empunhadura confortável e um peso adequado para manusear sua ferramenta sem comprometer o seu bem-estar e a qualidade do seu trabalho. Principalmente para quem faz um uso profissional e precisa trabalhar horas seguidas segurando o equipamento.

Esperamos ter esclarecido suas dúvidas e ajudado em sua escolha com essas dicas simples. E se você está pensando em adquirir uma parafusadeira de qualidade, seja ela elétrica ou bateria, no seu hobby ou profissionalmente, confira os melhores preços no site. Trabalhamos com as marcas mais conceituadas no mercado e com ótimas condições de pagamento.

CADASTRE-SE E RECEBA NOVIDADES

Tags
Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Close
Close