Máquinas e Equipamentos

Como escolher o modelo de roçadeira ideal para você?

As roçadeiras são ferramentas versáteis e práticas para utilização tanto no campo quanto na cidade, podendo realizar tarefas simples tanto em pequenos gramados, canteiros e jardins, quanto em áreas mais extensas.

Contando com uma variedade de modelos de roçadeiras com tantas características distintas, acaba sendo difícil realizar a escolha que melhor atenda a sua necessidade. Para isso, esperamos que esse artigo possa lhe auxiliar na sua escolha, de modo que obtenha um produto eficaz e perfeito para o seu uso.

Para começar, precisamos separar as roçadeiras em três grupos, onde cada tipo utiliza uma fonte de energia distinta, sendo elas:

Roçadeira à Gasolina

Havendo desde modelos leves e compactos até os mais robustos, as roçadeiras à gasolina são as preferidas pelos profissionais. Contando com modelos de grande potência, essas ferramentas são versáteis e encaram vegetações mais resistentes, além de possuir uma maior autonomia por conta da sua fonte de energia, onde você pode carregar o combustível consigo aonde for.

Roçadeira Elétrica

Os modelos elétricos são consideravelmente mais leves, possibilitando uma maior mobilidade e um manuseio mais fácil e prático. Outra vantagem do modelo elétrico é que não emitem gases poluentes, tornando uma alternativa sustentável. São modelos ideais para realizar acabamentos junto à postes, muros ou lugares estreitos, porém sua autonomia é restrita por necessitar de uma tomada com a mesma voltagem por perto.

Roçadeira à Bateria

Assim como as roçadeiras elétricas, elas são leves e de fácil manuseio, produzem pouco ruído, e também não poluem o meio ambiente.

Finalidade

Para fazer a escolha ideal do seu produto, é preciso levar em conta a finalidade para a qual ele será utilizado. Dependendo da tarefa em que você utilizará sua ferramenta, é preciso ter cuidado para ter uma ferramenta com potência suficiente.

Uso agropecuário

Para o uso agropecuário, geralmente as roçadeiras à gasolina são a melhor escolha. Possuindo maior robustez e maior potência, garante um alto rendimento em tarefas de longa duração, essas ferramentas são ideais para enfrentar vegetação grossa como: capim alto, macegas, juncos, pastos e arbustos. A autonomia é um fator primordial nesse tipo de uso, pois geralmente áreas abertas em sítios e fazendas não dispõem de tomadas por perto, por isso, as roçadeiras à gasolina são práticas por trabalharem horas a fio, de modo que seu reabastecimento é prático para o trabalhador.

Jardinagem

Para o uso profissional em jardinagem, o prestador de serviços deve adquirir um produto que garanta um bom desempenho, rendimento, economia, versatilidade e baixa manutenção. Por isso é conveniente que o profissional obtenha uma ferramenta que suporte uma maior variedade de conjuntos de corte, com capacidade de fios de corte e variedade de lâminas e serras circulares. A autonomia também é um fator importante no caso da jardinagem, pois nem toda propriedade ou residência irá dispor de uma tomada com a voltagem adequada ao seu equipamento, tornando as roçadeiras à bateria ou à gasolina mais viáveis nesses casos, dependendo da intensidade dos serviços.

Uso doméstico

Se você pretende realizar tarefas domésticas de jardinagem uma ferramenta leve e compacta dará conta do recado. Para isso, as roçadeiras elétricas e à bateria são as mais indicadas, uma vez que possuem a versatilidade e a praticidade para acabamentos, e cortes de gramados em cantos de muros, pedras, bordas de pavimentos, em volta de árvores, e produzem pouco ruído. Além da praticidade e ergonomia, essas ferramentas possuem um ótimo custo-benefício, e executando perfeitamente tarefas mais leves.

Relação custo-benefício

Se você pretende adquirir uma ferramenta para uso esporádico e doméstico para utilizar em uma área pequena em vegetações mais leves, as roçadeiras elétricas têm um menor custo no mercado.

Mas se você pretende adquirir uma ferramenta para uso diário e intenso em vegetação mais resistente, tenha em mente aquele velho ditado “o barato sai caro!”. Invista logo em uma roçadeira profissional de marca conceituada, pois assim você terá um equipamento que lhe dará um bom rendimento com baixa manutenção. Recomendam-se nesse caso as roçadeiras à gasolina.

Ergonomia

O seu conforto também não pode ser deixado de lado ao manusear a sua ferramenta, além de que posições desconfortáveis e pesos excessivos por longa duração pode acarretar e lesões e outras complicações para sua saúde, além de aumentar os riscos de acidentes de trabalho. Por isso é importante você valorizar um equipamento leve e de fácil mobilidade, mas se a finalidade exige uma ferramenta robusta, com maior potência e mais pesada, é preciso estar atento se possui uma boa empunhadura, ajustes de altura, entre outras características. Existem no mercado opções de roçadeiras costais, desenvolvidas especialmente para uso intensivo, proporcionando maior conforto para o operador.

Segurança

Seja qual tipo de roçadeira que você escolher, há medidas de segurança que são indispensáveis para que se possa evitar ao máximo qualquer tipo de acidente. Para isso é sempre necessário que se utilize os equipamentos de segurança adequados, sendo eles: Óculos, protetores auriculares, luvas, roupas adequadas e roupas antiderrapantes. E sempre evitar operar o equipamento perto de pessoas e animais, pois fragmentos do terreno como pedras e galhos podem ser arremessados.

Esperamos que esse artigo tenha lhe ajudado a fazer a melhor escolha de acordo com sua necessidade. E se você procura outras ferramentas de qualidade para facilitar o seu dia-a-dia, confira as melhores opções e preços em nosso site. Trabalhamos com as marcas mais conceituadas no mercado e com ótimas condições de pagamento. Acesse já!

Tags
Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close