Ferramentas Elétricas

Dicas de segurança para utilização de uma serra mármore

Se você trabalha no ramo da construção civil ou se é apaixonado por reformar e fazer pequenos reparos na sua residência, com certeza já ouviu falar em um equipamento muito comum nesse tipo de obra: a serra mármore. Ferramenta muito utilizada para cortar pisos, ardósias, azulejos, paredes e tijolos, mas também pode ser facilmente manejada para acabamentos em mármore ou granito. Porém, como qualquer ferramenta comum no dia a dia de obras e construções, a serra mármore deve ser manejada com muito cuidado, a fim de se evitar a ocorrência de acidentes. Além disso, faz-se necessário o uso de equipamentos de proteção que garantam a segurança de quem a manuseia. Por isso, se você quer saber a importância de utilizar a ferramenta de forma segura, acompanhe estas dicas de segurança para utilização de uma serra mármore.

1. O local de trabalho deve ser adequado

Nossa primeira dica está relacionada, não ao uso da serra mármore em si, mas ao espaço onde ela irá ser manuseada. Ou seja, o local de trabalho. Pode ser uma pequena reforma residencial ou uma grande construção.

A área de trabalho deve ser mantida sempre limpa e, o que é muito importante, bem iluminada. Essas duas características são fundamentais para evitar o risco de acidentes graves. Isso porque um local desorganizado e escuro pode atrapalhar a visualização do trabalho que está sendo realizado e induzir a erros que podem ser fatais.

É igualmente importante que você verifique se o local de trabalho está próximo a líquidos inflamáveis, gases ou poeira, o que poderia facilmente causar uma explosão. Lembre-se que a serra mármore produz faíscas quando está em funcionamento, e isso pode acarretar um grave acidente. Deixe um extintor de incêndio sempre à mão.

Portanto, antes de começar o seu trabalho, certifique-se de que o local seja propício para isso. Do contrário, não utilize a serra mármore até que a área atenda a essas exigências importantes.

2. Garanta a sua segurança pessoal e a de outras pessoas

Prestar atenção às características do local de trabalho é o primeiro passo a ser seguido. Mas existem outras preocupações igualmente importantes, como é o caso da sua segurança pessoal e de outras pessoas que estejam ao redor, especialmente se tratando de reformas e obras caseiras.

A primeira coisa que devemos citar é o uso dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). Esses, como o próprio nome já diz, são itens fundamentais para garantir a segurança da pessoa que está manuseando uma ferramenta tida como perigosa, como é o caso da serra mármore.

Os EPIs podem ser luvas, óculos de proteção, aventais, macacões, botas ou sapatos antiderrapantes, máscaras protetoras, capacetes e protetores auriculares. Além do mais, é recomendado que você não use joias, roupas soltas ou cabelo solto, pois eles podem ficar presos na serra mármore.

Mas não adianta usar equipamentos de proteção se você estiver cansado ou sob o efeito de álcool, drogas e outras substâncias no momento em que for manusear a serra mármore. Preste muita atenção ao trabalho que está realizando e não deixe nada te distrair, pois isso pode resultar em graves ferimentos. Também é importante que você mantenha seus pulsos secos e livres de óleo ou graxa.

Você também é responsável pela segurança de outras pessoas. Dessa forma, afaste crianças e quaisquer outros indivíduos que possam distraí-lo. Isso irá garantir a sua proteção e a de terceiros ao mesmo tempo.

Por último, mantenha-se sempre em uma posição confortável ao utilizar a serra mármore. Isso evita o cansaço nos membros do corpo, como braços e pernas, e te ajuda a controlar melhor o equipamento caso aconteça uma situação inesperada.

3. Verifique sempre a ferramenta antes de ligá-la

Essa é uma dica fundamental para evitar ferimentos e acidentes graves. Antes de conectar a sua serra mármore na tomada ou na bateria, verifique se o interruptor da ferramenta está desligado. Ao ligar o equipamento na fonte de energia com o botão “ligado” ativo, você pode se assustar com o funcionamento da serra e soltá-la sem querer, correndo o risco de causar danos a você e a outras pessoas.

Outra dica importante é retirar qualquer chave que você tenha deixado na serra mármore, seja inglesa ou de ajuste, antes de ligá-la na tomada. Elas podem se desprender com a rápida rotação da ferramenta e causar graves ferimentos.

4. Não descuide da segurança elétrica

A segurança elétrica é a garantia de que não haverá nenhum risco de choque para a pessoa que está manuseando a ferramenta. Uma dica é conectar os plugues do equipamento sempre em tomadas compatíveis e evitar o uso de plugues adaptadores ou modificados.

Outro ponto fundamental para evitar a ocorrência de choques elétricos é o armazenamento correto da ferramenta. Nesse caso, não deixe a serra mármore exposta à chuva ou a situações em que possa entrar água no equipamento.

O fio também deve ser bem conservado. Por isso, não use-o para puxar ou movimentar a sua serra mármore e mantenha-o longe do calor, de peças cortantes e de outros itens que possam danificar ou emaranhar o fio da ferramenta.

5. Verifique as condições da sua ferramenta

Todas as dicas anteriores são fundamentais para evitar que ocorram acidentes graves durante a utilização de uma serra mármore. O que vai determinar o sucesso dessa empreitada, no entanto, são as condições em que se encontra sua ferramenta.

Isso significa que você deve prestar atenção a todas as características do equipamento, principalmente no que se refere aos ajustes de velocidade, corte, ângulo e profundidade. Os discos também devem ser constantemente verificados e trocados caso apresentem rachaduras.

A serra mármore possui discos pequenos e alta rotação, por isso é recomendada para o corte de materiais mais resistentes.

Mas não para por aí. É importante que você utilize sempre o protetor de lâmina que vem junto com a serra mármore. Esse item ajuda a proteger o operador da máquina, evitando que ele se corte ou que seja atingido por estilhaços do material que está cortando.

Mas lembre-se: sempre que sua serra mármore apresentar algum defeito ou falha técnica, não tente repará-la sozinho. Leve a ferramenta a um profissional especializado e garanta que as peças de substituição sejam genuínas.

Se você gostou dessas dicas, não espere mais para colocá-las em prática no dia a dia da sua obra ou construção. Afinal, a segurança vem em primeiro lugar!

 

Tags
Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Close
Close