DúvidasFerramentas Elétricas

Serra: Conheça os modelos e saiba qual usar

As serras estão em uso há milhares de anos, assumindo diferentes formas para a necessidades específicas conforme a tecnologia e os materiais que precisam ser cortados evoluem.

Com o desenvolvimento da construção civil e a ascensão do “faça você mesmo”, novos modelos de serra foram criados e evoluídos, ao ponto em que, atualmente, você consegue encontrar mais de 25 tipos diferentes de serras para uso pessoal e profissional, sem contar equipamentos industriais ou para corte de grandes estruturas.

Para o consumidor inexperiente navegar pelo universo das serras pode ser um desafio. Afinal, existem muitas ferramentas de corte especializadas, mas elas não são comumente usadas fora dos campos para os quais foram desenvolvidas. Além disso, você pode se surpreender ao descobrir que muitas serras são chamadas com nomes diferentes, o que pode confundir aqueles que procuram ajuda para encontrar a serra que vai atender às suas necessidades na internet, por exemplo.

Na maioria dos casos a forma da serra, a contagem e a forma dos dentes, bem como os materiais com os quais são construídos os componentes e a serra, determinarão os usos e aplicações – principalmente nas ferramentas elétricas.

Se você precisa cortar e não sabe qual serra usar, não se preocupe. Preparamos a seguir um pequeno guia com tudo o que você precisa saber sobre os principais modelos de serras para uso profissional e doméstico — tico-tico, circular e mármore —, para que você acerte na compra e faça sempre o melhor corte.

Então fique ligado nas dicas da CEFEQ e acerte no corte!

Sobre a serra tico-tico

Quando você precisa fazer cortes curvos, particularmente em madeira compensada, painéis ou outros materiais relativamente finos, poucas ferramentas elétricas são tão úteis quanto uma serra tico-tico.

Entre os marceneiros as serras tico-tico são muitas vezes difamadas pela propensão das lâminas de dobrar e estragar os cortes retos, mas esses incidentes ocorrem por imperícia do utilizador ou por utilizar equipamentos e serras de procedência duvidosa. Além disso, esses riscos podem ser evitados com facilidade, mesmo por quem precisa utilizar essa serra apenas ocasionalmente.

A possibilidade de um corte em ângulo não deve impedir que você adicione uma dessas ferramentas elétricas versáteis — e altamente portáteis — à sua coleção. Uma boa serra tico-tico com os recursos adequados será uma adição excepcional em sua oficina.

O que buscar em uma serra tico-tico

Serras tico-tico de alta qualidade apresentam duas características principais que fazem valer a sua aquisição: ação orbital e velocidade variável. Claro, existem outros recursos que, em geral, são menos críticos, mas ainda assim podem ser importantes para você – então também vamos esclarecer outros pontos neste artigo.

tico_tico_skil

Ação orbital

Uma serra tico-tico padrão move a lâmina da serra em um padrão de vai e vem, apenas para baixo, enquanto em uma serra tico-tico de ação orbital a lâmina se move ligeiramente para frente e para dentro da peça de trabalho no movimento de subida.

O movimento da lâmina é ligeiramente elíptico, o que minimiza o desgaste da lâmina e elimina a ação de vibração que às vezes ocorre com as serras mais baratas. O ângulo da ação normalmente pode ser ajustado para diferentes tipos de materiais. Assim, os cortes realizados com serras tico-tico de ação orbital são quase sempre mais suaves do que com serras tradicionais.

Velocidade variável

Em segundo lugar, as serras tico-tico mais avançadas são dotadas com velocidades variáveis. Embora isso nem sempre seja necessário para uso em madeira, é especialmente útil se a serra tico-tico for usada para cortar metais, onde velocidades mais lentas resultam em melhor corte.

Velocidades mais lentas também podem ser úteis ao fazer cortes curvos intricados. Embora possa não ser usada com frequência, a velocidade variável é um recurso que vale a pena o custo extra para a maioria das pessoas.

Potência do motor

Como a maioria serras motorizadas, as classificações de amperagem mais altas indicam as serras tico-tico que têm mais poder de corte. As melhores serras tico-tico terão motores de 6,5 ou 7 amperes e as mais baratas podem operar sob 5 amperes ou menos.

Profundidade do corte

A maioria serras tico-tico irá cortar até 5 centímetros (ou 2 polegadas) de profundidade em aplicações de carpintaria e aproximadamente 1,5 centímetros (1/2 polegada) em metal.

Algumas serras tico-tico podem apresentar um corte ligeiramente mais profundo, mas isso não é necessariamente desejável, pois quanto mais profunda for a ação, maior a chance de a lâmina se dobrar e quebrar.

Com fio ou sem fio

A maioria dos fabricantes oferece agora serras tico-tico sem fio. Embora historicamente essas ferramentas não sejam tão poderosas quanto suas contrapartes com fio, as recentes melhorias na tecnologia de baterias reduziram essa diferença.

No entanto, se você só pode comprar uma serra tico-tico, um modelo com fio ainda é a melhor escolha, pois ele irá lidar com todas as tarefas de corte com facilidade e por mais tempo. Mas, se você possui vários modelos da mesma ferramenta, ter uma serra tico-tico sem fio pode ser bom pela liberdade de movimento e independência — principalmente quando o local de trabalho ainda não está ligado à rede elétrica.

Serras de rolagem

Alguns tipos de serras tico-tico são comercializados como serras de rolagem. Elas têm um botão de direção da lâmina na parte superior do equipamento, diretamente alinhado com a lâmina, o que permite que a lâmina seja girada durante o corte.

Em teoria, esse recurso deve facilitar o corte de curvas apertadas, mas o problema com essas serras é que a pressão atrás da lâmina deve ser mantida consistente para controlar o corte, e isso pode ser difícil quando o botão é girado em um ângulo agudo. Muitos profissionais acham que a capacidade de rolagem não é realmente necessária e pode até ser um problema em certas situações.

Linha de guia a laser

Alguns modelos de serras tico-tico recentes vêm com uma guia de laser que lança uma linha de corte vermelha fina a partir da frente da serra, semelhante às linhas de laser geralmente encontradas em serras circulares modernas, o que pode ser um recurso útil para manter uma linha de corte reta.

Sobre a serra circular

A serra circular é a ferramenta elétrica mais onipresente do mundo. Você pode encontrar uma dessas em todos os canteiros de obras, marcenarias e também em projetos domésticos, já que apresenta inúmeras aplicações.

Uma serra circular pode cortar madeira longitudinalmente para criar uma tábua, por exemplo, ou cortar através e moldar uma estaca. Além disso, com um pequeno ajuste, você pode fazer cortes mergulhados que não cortam a madeira em duas partes.

A serra circular pode cortar madeira de todos os tipos: madeira de construção dimensional, madeira maciça, madeira compensada, madeira tratada com pressão densa para projetos ao ar livre, chapas artificiais (como MDF), e até pequenos pedaços de madeira. Com a lâmina certa, também pode cortar até mesmo alguns metais, pedras, tijolos, e estruturas de azulejo, concreto e alvenaria.

Assim, podemos dizer que a serra circular é uma ferramenta elétrica completa para fazer cortes retos em quase tudo que você desejar, especialmente em projetos domésticos ou de menor dimensão. Juntamente com uma furadeira sem fio, você tem um kit de ferramentas de nível básico para uma variedade de projetos de melhoria de casas e de marcenaria criativa.

A serra circular também é uma ferramenta portátil, o que significa que você tem flexibilidade para levar a serra até a madeira, e não o contrário. Imagine construir uma casa na árvore e precisar descer a escada toda vez que precisar cortar alguma coisa no comprimento. Com uma serra circular esse problema desaparece!

Serra_circular_skil

O que buscar em uma serra circular

Aqui discutiremos os recursos que você deve procurar ao escolher uma serra circular. Essas características são comuns em modelos disponíveis no mercado.

Tamanho

As serras circulares vêm em alguns tamanhos diferentes (com base no diâmetro da lâmina da serra), de 4 polegadas até o tamanho mais comum, 7,25 polegadas. Elas também são normalmente classificadas por cavalos de potência ou rotações por minuto da lâmina de serra.

Ao escolher uma serra circular, uma boa regra é comprar uma que tenha maior potência do que outros modelos do mesmo tamanho. Enquanto uma serra circular com 1 cavalo de potência provavelmente seria adequada, modelos com pelo menos dois cavalos de potência são menos propensos a travarem sob pressão.

Ajustes de serra

As serras circulares têm controles para ajustar a profundidade do corte e o bisel do corte (a lâmina da serra pode ser chanfrada de zero a 45 graus). Verifique se esses controles são fáceis de ajustar e se podem ser firmemente apertados para manter a profundidade ou o ângulo. Alguns modelos usam controles de alavanca relativamente grandes, enquanto outros empregam pouco mais do que uma borboleta.

Características de segurança

As serras circulares possuem alguns recursos básicos de segurança. Verifique se a serra que você está considerando tem um interruptor de segurança, que deve ser mantido antes que o gatilho possa ser pressionado. Também deve haver um protetor de lâmina que se move facilmente ao empurrar a serra através da madeira, mas volta a se encaixar quando a serra está longe do estoque.

Tal como acontece com todas as ferramentas, as serras circulares podem ser muito perigosas se não forem utilizadas adequadamente. Sempre leia, entenda e siga as instruções de segurança fornecidas com a serra.

Características adicionais

Serras de melhor qualidade empregam recursos adicionais, como uma embreagem antitravamento, que cobrem ambos os lados da lâmina e permitirão que a lâmina escorregue se fixar no material para proteger o motor e o mecanismo de acionamento.

Outro recurso útil é o bloqueio da lâmina, que bloqueia o eixo da unidade no lugar, facilitando a troca da lâmina da serra.

Sobre a serra mármore

A serra mármore manual é uma ferramenta elétrica especialmente direcionada para cortes retos e curvos em diversos tipos de pedras ornamentais, telhas, cerâmica, concreto, vidro, entre outros.

Dotada de uma lâmina de diamante — que, de fato, contém diamantes reais espalhados por toda a lâmina — é feita de aço de alta qualidade e apresenta uma maior resistência ao atrito.

Os diamantes presentes na serra mármore são feitos sinteticamente e produzidos através de síntese de alta pressão e alta temperatura, a fim de produzir a maior eficiência para o corte. Os diamantes podem ser colados à lâmina através de uma variedade de métodos diferentes e que podem afetar a qualidade da lâmina.

Assim, podemos dizer que lâminas de diamante não cortam o material de verdade. Em vez disso, elas trituram a cerâmica ou o concreto sobre os quais está sendo pressionada. Os cristais de diamante removem materiais arranhando partículas de materiais duros e densos ou eliminando partículas maiores de material abrasivo fragilmente ligado.

serra_marmore_makita

O que buscar em uma serra mármore

A serra mármore é projetada para cortar materiais muito densos e abrasivos, como concreto e, como o nome diz, mármore. O processo de corte de materiais abrasivos é muito diferente de cortar madeira porque a lâmina fica extremamente quente devido ao atrito.

Por isso, é preciso atenção ao processo de corte, velocidade e métodos de ação da serra mármore antes da compra para obter o melhor resultado para o seu projeto.

Velocidade de corte

A velocidade desempenha um papel importante na expectativa de vida de uma serra de diamante. Um operador de serra mármore que corta lentamente prolongará a vida útil da lâmina, enquanto um operador de serra que corta mais rápido irá gastar as lâminas mais rapidamente. Em outras palavras: existe uma correlação direta entre a velocidade de corte e a vida útil da lâmina.

Cada projeto é diferente e cada usuário tem necessidades diferentes em relação às serras mármore. Grandes projetos geralmente escolhem lâminas que são projetadas para cortar mais rápido, o que significa que a troca frequente de lâminas não será um problema. Esse é um problema pelo qual eles estão dispostos a pagar por causa do escopo do projeto. Para usuários domésticos, o contrário também é verdade.

Agora que você já conhece o suficiente sobre os principais tipos de serra, fica fácil escolher. Com a serra certa e o acessório apropriado, o seu corte vai ficar perfeito!

Se tiver alguma dúvida, não hesite em comentar abaixo ou entrar em contato com a gente.

Tags
Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Close
Close