Ferramentas Elétricas

Serra tico-tico e suas multifunções, saiba como usar

Uma serra tico-tico é uma ferramenta elétrica que faz cortes curvos, retos, chanfros, de imersão, entre inúmeras outras maneiras estilizadas de corte. Essa ferramenta é utilizada para cortar inúmeros materiais, entre eles metais, cerâmicas, plásticos, azulejos, madeiras, entre outros.

Segundo profissionais que trabalham com o equipamento, a serra tico-tico é multifunções, pois tem a capacidade de realizar o trabalho de outras ferramentas, como de roteador, serra de fita e serra circular, de uma forma mais eficiente. Apenas com essas informações já é possível perceber o quão versátil e útil essa ferramenta é.

Justamente por se tratar de uma ferramenta extremamente versátil e multiuso, é preciso saber fazer o seu correto uso para garantir que o trabalho seja executado com a maior precisão e qualidade possíveis, e também para assegurar que o equipamento não acabe estragando por ser utilizado de maneira errada.

Quer saber um pouco mais sobre de que forma usar uma serra tico-tico? Então confira o texto que preparamos sobre esse assunto a seguir.

Antes de sair por aí comprando a primeira serra tico-tico que aparecer na frente, é preciso analisar para que tipo de projeto você a utilizará, afinal de contas, existem inúmeras características dessa ferramenta que precisam ser levadas em consideração antes da compra, pois não são todos os tipos de serras possuem as mesmas funcionalidades e características. Por isso, analise os seguintes aspectos:

  • Energia. No mercado, existem as serras que têm a bateria como base de energia, e essas são mais fáceis de carregar quando comparadas às que possuem fios. No entanto, vale frisar que elas também são mais densas, o que pode dificultar o trabalho em certa medida, principalmente se o objetivo for cortar materiais que sejam pesadas.
  • Para otimizar o trabalho de corte em áreas pequenas, as serras que possuem rolamentos são excelentes opções. Isso porque possuem uma maçaneta que facilita o giro da lâmina sem que seja preciso mexer toda a serra junto.
  • Se você está em busca de velocidade de corte, o mais indicado é investir em uma serra de movimento orbital, pois ela consegue inserir a lâmina ao mesmo tempo em que se move para baixo e para cima, oferecendo bastante movimento e velocidade ao processo.
  • Controlar a velocidade é muito importante em alguns trabalhos, dessa forma, as serras tico-tico são providas de múltiplas velocidades e também de apenas uma velocidade. Para cortar plástico e metal, o mais indicado é optar por uma serra com velocidade variável, assim, será possível diminuir a velocidade da serra evitando que o plástico derreta, por exemplo.
  •  Já as que possuem base de giro possibilitam a execução de cortes que podem chegar até 45 graus, variando em virtude do material que está sendo cortado e da dimensão da lâmina utilizada.

O segundo ponto, que deve ser levado em consideração para optar pela serra tico-tico, é a escolha da lâmina que será utilizada para cortar os materiais. Para isso, é preciso levar em consideração desde o material que será cortado até o local onde o trabalho será feito, em locais apertados, por exemplo, o mais indicado é optar por lâminas estreitas. Já para corte de linhas que sejam consideravelmente retas e em materiais densos, a lâmina larga é a que funcionará melhor.

É importante estar atento também para se a lâmina que você está utilizando é a correta para a sua serra, pois caso ela seja uma lâmina “sem ferramenta”, não irá servir em uma serra cujo sistema seja de parafusos. O mesmo vale para as lâminas cujos parafusos sejam embutidos, ou seja, que não funcionam sem ferramenta.

Escolhida serra e a lâmina adequada, chegou a hora de preparar a peça para o momento do corte. Para isso, é preciso marcar o desenho de corte de forma correspondente ao seu projeto, fazer uso da pia verdadeira é a opção mais indicada para essa etapa, caso não possua a pia, é possível utilizar um balcão com o mesmo formato. Se o seu projeto possui formas especiais, o indicado é elaborar um modelo de base com cartolina ou papel, pois isso facilitará tanto o momento da marcação quanto do corte.

Feito isso, aloque o material a ser cortado em cima de uma bancada ou de cavaletes, o que for melhor para cumprir com o objetivo do seu projeto. Em grande parte dos casos, amarrar o material com amarras ou grampos facilita o trabalho de corte da serra tico-tico. É importante estar com as mãos livres para ter controle da serra durante o corte, sobretudo se o seu projeto incluir cortes de precisão.

Veja se o local onde você está possui luz o suficiente para enxergar, de forma exata, as marcações feitas no material que será cortado. Se durante o corte você enxergar por baixo do corpo da serra tico-tico, é um indicativo de que o ambiente está escuro. Será necessário encontrar a luz ideal.

O próximo passo é apoiar a lâmina perto da borda do material onde você deseja começar o corte. Comece a etapa do corte apertando o gatilho da serra de forma lenta, e assim que ela estiver na velocidade que deseja, movimente-a para dentro do material que está sendo cortado. Se a serra aparente estiver fazendo esforço, reduza a velocidade. Isso significa que você está fazendo o corte muito rápido, podendo superaquecer a lâmina, e até mesmo danificar o material que está sendo cortado.

É comum que poeira ou os restos de material se acumulem sobre a linha do corte, caso isso aconteça, pare o corte, sopre os restos que estiverem encobrindo a marca, e continue o processo. Mas atenção: em hipótese alguma ligue a serra enquanto a lâmina continuar presa ao material.

Siga com o processo do corte, atentando-se para dar suporte aos pedaços que estiverem soltos até que o corte seja terminado e a lâmina fique livre. Caso contrário, a lâmina pode inclinar e lascar os cortes próximos ao final do processo. Finalizado a etapa de corte, utilize uma lixa para dar finalização às bordas ásperas ou lascadas durante o processo.

Gostou do texto? Confira outros conteúdos!

 

Tags
Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Close
Close