Ferramentas Elétricas
Entenda a diferença entre furadeira e parafusadeira
É bastante normal que, quando precisamos comprar uma furadeira ou uma parafusadeira, logo nos deparemos com inúmeras opções, desde as mais comuns até as com impacto. E aí surge a dúvida: qual eu realmente preciso para realizar esse ou aquele trabalho? O que diferencia uma furadeira de uma parafusadeira? Elas não são iguais? Não tem as mesmas funções?
São muitas as perguntas, e muitas vezes um vendedor não dá conta de todas as respostas apenas no processo da venda, o que pode fazer com que você volte para casa com um equipamento que não vai suprir todas as suas necessidades de trabalho, gerando um desperdício não apenas de dinheiro, mas também de tempo.
Por isso, além de analisar marcas, esteja atento também as funções de cada equipamento para saber se condizem com o que você está procurando para realizar seus trabalhos – sejam eles profissionais ou domésticos – com excelência.
Por serem ferramentas bastante parecidas, há quem ache que uma furadeira e uma parafusadeira são, basicamente, a mesma coisa, ou até mesmo que têm a mesma função. As funcionalidades das duas ferramentas além de especialidades técnicas são bastante distintas, e é preciso saber o que diferencia uma da outra para poder fazer o melhor uso dessas ferramentas.
Ambas são muito importantes em serviços de marcenaria, serviços domésticos e canteiros de obras justamente por possuírem especialidades bastante diferentes, e é sobre essas especialidades que falaremos no texto a seguir.
Furadeira ou parafusadeira, afinal, qual usar?
Se você está procurando por uma ferramenta que possa auxiliar na instalação de dispositivos da rede elétrica, hidráulica, ou até mesmo de objetos de decoração em uma reforma em sua casa, o mais indicado é fazer uso de uma furadeira. Como o próprio nome indica, a ferramenta serve para furar superfícies, o que pode ser feito nas modalidades simples ou de impacto, e também pode ser de coluna, banca ou pneumática.
Para além dessas características iniciais, existem outras que precisam ser levadas em consideração na hora de escolher qual a mais indicada para o tipo de serviço que você pretende realizar. Fatores como velocidade, tipo e tamanho do mandril, potência, quais os tipos de ponteiras para perfurações disponíveis e quais suas espessuras e formatos, são particularidades que determinarão não apenas a qualidade do trabalho realizado, mas também a resistência e duração da ferramenta. Afinal de contas, ninguém deseja comprar uma ferramenta que vai durar pouco tempo, pois também se trata de um investimento.
Outro ponto que precisa ser levado em consideração é a necessidade de um tipo diferente de broca para cada superfície que for perfurada. Caso contrário, a chance de um trabalho mal executado ou até mesmo a chance de danificar a furadeira é imensa, já que a força da ferramenta deve ser condizente com a resistência da superfície, necessitando de um equipamento mais potente e com diferentes velocidades a cada tipo de trabalho que for realizado, o que garante a segurança de quem estiver operando a ferramenta.
Parafusadeira
Agora que falamos um pouco sobre como é uma furadeira e quais são suas características e funcionalidades próprias, você deve estar se perguntando sobre a parafusadeira. A parafusadeira tem como principal função apertar, fixar ou desenroscar rebites e parafusos como um todo. É essa a ferramenta responsável por dar mais firmeza ao processo de fixar um parafuso em uma superfície, dando mais segurança ao trabalho, o que é impossível se fazer apenas com uma chave de fenda.
Assim como a furadeira, ela também está disponível nos mais diferentes modelos e formas. As variedades entre as parafusadeiras são: as elétricas ou bateria, e também as pneumáticas. Sua maior utilização é na montagem e fixação de objetos, montagem de móveis. Também são utilizadas em pequenos reparos domésticos do dia-a-dia. Sendo indispensáveis para realizar trabalhos com alta precisão e segurança.
Dois em um
E se você quiser utilizar uma parafusadeira como furadeira (ou vice-versa), será que é possível? A resposta é sim, basta apenas trocar a ponteira de acordo com o trabalho que você realizará. De forma geral, as parafusadeiras de impacto são mais potentes que as furadeiras comuns, ao passo que a parafusadeira comum é uma ferramenta mais leve e com menor pressão e força quando em comparação a uma furadeira de impacto ou simples.
Já a parafusadeira de impacto pode também ser utilizada como uma chave inglesa, fazendo a função da mesma. Ao passo que as parafusadeiras de alto impacto também podem exercer a função de um martelete – o equipamento ideal para perfurar superfícies mais resistentes e duras.
Como é possível notar, além das próprias funções, as ferramentas podem substituir outros equipamentos, pois são multifunções e, portanto, indispensáveis para uma caixa de ferramentas. Se você está procurando uma ferramenta que possa exercer a dupla função de furadeira e parafusadeira, saiba que esse modelo já existe no mercado.
O que levar em consideração antes de comprar uma furadeira ou parafusadeira
Se você está pensando em investir em uma dessas ferramentas mas ainda possui algumas dúvidas, é essencial que você reflita acerca de alguns pontos. Primeiro, tenha em mente por quanto tempo você desejará utilizar o equipamento e de que forma.
Se o uso for profissional, logo você precisará de uma ferramenta mais potente e resistente e que possua aparatos que sejam facilmente adaptáveis às diferentes superfícies. Afinal, praticidade e otimização de tempo são fundamentais, até mesmo quando falamos sobre ferramentas como furadeiras e parafusadeiras.
Agora, se você deseja ter uma furadeira ou parafusadeira apenas para uso doméstico em pequenos reparos em sua casa, não é necessário investir em uma ferramenta de alta performance. Quase sempre os serviços domésticos que necessitam dessas ferramentas são leves, o que dispensa muita força ou potência. No entanto, ter a disposição diferentes formatos e espessuras de brocas é bastante interessante, já que até mesmo os reparos caseiros necessitam de diferentes tipos de perfuração em superfícies distintas.
Ter em mente qual tipo de serviço será realizado com o auxílio das furadeiras e parafusadeiras também é essencial antes da compra, pois só assim você conseguirá ter a plena noção de qual equipamento, levando em conta todas as especificidades sobre as quais já falamos anteriormente, realmente precisa para realizar tais serviços com qualidade e sem danificar sua ferramenta.
Analisou todos os pontos que citamos acima e decidiu qual a ferramenta mais indicada para você? Ótimo! Agora é só chegar em casa e realizar todos os reparos necessários, certo? Errado! Antes de fazer qualquer tipo de trabalho com uma furadeira ou parafusadeira, é necessário estar equipado com os equipamentos de proteção individual, conhecidos popularmente como EPIs, tais como luvas, óculos e protetores de ouvido. Só assim você garante não apenas um serviço de alta precisão, mas também a sua segurança e de todos aqueles que estão a sua volta.
Esperamos ter ajudado com esse artigo sobre as diferenças entre uma furadeira e uma parafusadeira. Confira mais textos como esse em nosso blog!