Ferramentas Elétricas

Quais são os tipos de lixadeiras? E como funcionam?

As lixadeiras estão presentes nas mais diferentes atividades profissionais que envolvem deixar superfícies lisas, suaves e prontas para o uso ou para colas e outros processos. Assim sendo, a lixadeira é uma ferramenta indispensável que está cada vez mais moderna e eficiente, para a felicidade de marceneiros, carpinteiros, serralheiros e outros profissionais que precisam deste instrumento diariamente em seus acabamentos. Se você quer se profissionalizar ou ainda não é muito experiente nesta área, preparamos um texto para lhe explicar as características, como funcionam e quais são os tipos de lixadeiras disponíveis no mercado. Confira!

Lixadeira de parede

Uma das mais comuns e usadas no mercado, é usada para preparar uma parede para que possa receber pintura ou limpeza adequada. Serve para lixar materiais de alvenaria, madeira ou ainda retirar imperfeições e desníveis que podem prejudicar o trabalho de acabamento. Você irá encontrar modelos elétricos e manuais no mercado.

Lixadeira angular

Superfícies circulares ou angulares com imperfeições precisam de uma lixadeira angular. Esta lixadeira é mais robusta, projetada para o desgaste, por isso, ela não é recomendável para o uso em acabamentos.

Lixadeira de cinta

O diferencial desta lixadeira está no formado da lixa: uma cinta potente que permite o desgaste de superfícies planas. É outro modelo que também é mais recomendada para o uso em desbaste do que em acabamentos.

Lixadeira combinada

Um dos modelos mais versáteis de lixadeira, consegue operar com alvenaria e peças de madeira. É bastante prática, pois permite ao operador que trabalhe com o equipamento tanto na vertical como na horizontal.

Lixadeira excêntrica

Apesar do nome “excêntrica” esta lixadeira é bastante comum e prática, pois oferece ao operador uma aderência perfeita no manuseio da ferramenta. Sua lixa em formato de disco permite acabamentos finos e sem estrias em diferentes materiais como madeira, alguns metais e certos tipos de plástico.

Lixadeira Orbital

A lixadeira orbital é uma das mais utilizadas para superfícies em aço e metal, permitindo um acabamento perfeito com uma ferramenta bastante leve, prática e fácil de manusear para profissionais capacitados. Disponível em diferentes tamanhos e potências.

Lixadeira roto orbital

Além do movimento orbital presente na lixadeira que mencionamos no item anterior, a lixadeira roto orbital combina a órbita com o movimento em rotação, que permite um trabalho ainda mais eficiente para o acabamento em superfícies planas feitas de madeira ou aço.

Lixadeira roto orbital pneumática

O funcionamento mecânico da ferramenta é basicamente o mesmo da citada no item anterior. Entretanto, ao invés de ser alimentada por eletricidade, a lixadeira roto orbital pneumática funciona à base de ar comprimido. É um equipamento potente, mas mais suscetível a falhas devido à sua natureza técnica de funcionamento.

Potência e outros detalhes

Escolha a lixadeira que mais se adapta ao seu trabalho e não esqueça de sempre comprar lixas adequadas para o modelo escolhido, evitando desperdícios e defeitos. Lembre-se ainda de considerar as diferentes marcas, a voltagem e a potência da lixadeira para não ter dores de cabeça no futuro.

Acesse www.cefeq.com.br e compre sua lixadeira!

Tags
Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Close
Close