DúvidasMáquinas e Equipamentos

Quer um jardim impecável durante o inverno? Saiba como cuidar!

Quem tem jardim sabe o quanto é importante mantê-lo bonito, podado e florido. Há uma série de cuidados que podem ser tomados para tentar amenizar o impacto do frio nas plantas, especialmente porque essa estação não costuma ser extremamente rigorosa na maioria das regiões do país. Contudo, vale a pena seguir à risca todas as dicas e garantir que o ambiente esteja protegido. Veja algumas delas:

1. Comece a aerar o solo

Seja fazendo furos na terra com um aerador ou apenas mexendo nela, o importante é favorecer a entrada de ar e, consequentemente, aumentar a oxigenação dos vasos e canteiros. Quanto mais mexer no solo, mais a planta ficará fortalecida, o que é fundamental para esse período.

2. Regue com moderação

Nessa estação, devido às temperaturas baixas, a evaporação da água é menor, o que faz com que as plantas e flores precisem de menos regas. Sendo assim, é importante diminuir a quantidade de água, mas não se esquecer de manter a frequência. Lembre-se apenas de não regá-las em excesso, porque, uma vez que esteja muito úmidas, isso fará com que os fungos se proliferem.

3. Faça uma limpa

Realize as chamadas Podas Corretivas ao retirar as folhas mortas e galhos secos que se acumulam no seu jardim. Mas por que isso? Para a chegada da primavera, é preciso que as plantas estejam fortes e, para que isso aconteça, é necessário que elas reservem energia ao longo do inverno.

Ao retirar tudo o que está ruim, você garante que as plantas vão fazer um investimento energético apenas nas partes saudáveis, ao invés de desperdiçar com galhos e folhas que não irão sobreviver ou que já estão condenados. Essa é uma forma de não gastar energia em vão e ainda certificar-se de que seu jardim estará pronto para a próxima estação.

4. Não mova as plantas

Com a chegada do frio e das ventanias, é comum que muitos pensem em transferir alguns vasos para dentro de casa, mas essa não é a atitude mais sensata, uma vez que a mudança brusca de temperatura pode causar uma série de prejuízos. Mantenha-as onde estão, siga as dicas que estamos dando e apenas remova-as em casos de geadas. Nada mais.

5. Cubra a grama

Cobrir a grama também é uma forma de protegê-la do inverno, já que essa técnica ajuda a ativar sua energia, como citamos acima que é necessário. O recomendado é que seja espalhada uma camada de um centímetro de areia grossa ou de terra enriquecida e, depois, só regar normalmente e evitar que esse espaço seja pisoteado por pessoas ou animais.

Além de manter o gramado seguro, esse processo também auxilia a proteger as raízes e favorece uma rápida recuperação do frio.

6. Cuidado com o adubo

As informações são muito controversas quanto a adubação de plantas no inverno. Apesar de existirem teóricos que indicam que elas devem ser adubadas apenas duas vezes por ano, no verão e no inverno, há outros que apontam que é necessário ter cautela nessa hora.

O mais indicado é que somente as plantas doentes recebam adubo durante essa estação, já que elas precisam de vitaminas para ficar saudáveis e sobreviverem ao frio. Nesse caso, utilizar ingredientes orgânicos no solo, como húmus de minhoca, é o melhor. Por sua vez, as plantas saudáveis só receberão adubo no início da primavera, para despertarem do período de dormência que entram no inverno.

Se você gostou dessas dicas, não deixe de colocá-las em prática e confira alguns produtos de jardinagem que irão fazer toda a diferença na hora de cuidar do seu jardim.

Boa sorte e bom frio!

Tags
Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close