Ferramentas Manuais

Como realizar a inspeção de ferramentas e qual a sua importância?

A inspeção de ferramentas e equipamentos é algo indispensável para qualquer trabalho. Com instrumentos de trabalho devidamente inspecionados, as atividades e serviços podem ter muito mais qualidade e segurança tanto para as pessoas que estão trabalhando, como as que serão atendidas pelo serviço. Como realizar a inspeção de ferramentas e qual a sua importância? Neste texto, você terá mais informações sobre estas atividades.

O que é inspecionar?

Inspecionar é observar cuidadosamente todos os equipamentos e ferramentas de trabalho, para que assim seja possível identificar falhas, riscos e descobrir estes problemas antes que eles se tornem razões para acidentes de trabalho. Além disso, a inspeção também tem a função de prevenir que falhas como estas aconteçam.

A inspeção preventiva também pode se antecipar a possíveis acidentes e quando feitas de forma regular, elas ajudam na criação de uma cultura de cuidados, espírito de colaboração, prevenção e segurança no trabalho. A inspeção de ferramentas e equipamentos deve ser uma atividade programada para cada tarefa a ser realizada, com tempo reservado apenas para isso.

A inspeção precisa ser tão bem-feita quanto o serviço em si, pois assegurar que as ferramentas de trabalho estejam em plenas condições de uso é indispensável tanto para a segurança das pessoas, como para a eficiência das tarefas.

Afinal de contas, é comum ouvir ao fim de uma tarefa que “a atividade poderia ter sido muito mais bem-feita se as ferramentas fossem melhores ou estivessem em melhores condições. Além disso, se uma falha em um instrumento ou a ferramenta causar um acidente que deixa feridos, certamente haverá grandes problemas para resolver.

Os danos decorrentes de ferramentas não inspecionadas podem ser sem importância, graves ou, até mesmo, fatais! É comum sair notícias na imprensa sobre perdas de visão, audição, membros, ou até mesmo vidas decorrentes de acidentes com ferramentas mal configuradas, de baixa qualidade ou manuseadas de forma inadequada.

Manutenção é diferente de inspeção. A manutenção está relacionada ao conserto ou substituição de peças para colocar a ferramenta no correto funcionamento novamente em tempo hábil, e nem sempre é de responsabilidade da pessoa que operará o instrumento. Já a inspeção é a verificação sobre as condições gerais da ferramenta, que contemplam inclusive se ela recebeu as devidas manutenções corretamente, esta sim é da responsabilidade de quem irá fazer o serviço.

E engana-se quem acredita que apenas instrumentos elétricos, eletrônicos ou mecânicos precisem passar por inspeção. Mesmo simples ferramentas manuais como um martelo, uma chave, uma pá ou uma enxada também precisam de inspeção regularmente, pois são movimentadas e manuseadas de perto, podendo causar danos e ferimentos em caso de acidentes.

No que diz respeito a equipamentos eletrônicos, elétricos ou mecânicos, a inspeção também é fundamental. Sempre que for operar ferramentas desta natureza, vale checar se todos os componentes vitais estão em funcionamento, se as manutenções foram realizadas adequadamente e se tudo segue os padrões de segurança estabelecidos pelo fabricante do equipamento no manual de instruções do produto.

Faça um checklist

A inspeção pode levar algum tempo do seu trabalho, especialmente se você tiver muitas ferramentas e instrumentos para inspecionar. Por isso, fazer uma lista de checagem com todos os equipamentos e suas etapas é importante para garantir que nenhuma delas seja esquecida e fique sem ser inspecionada. Vá checando e listando as ferramentas verificadas e assim, poder começar seu trabalho com tranquilidade.

Como inspecionar suas ferramentas e equipamentos?

Agora que já falamos sobre a importância a inspeção regular em equipamentos e ferramentas, traremos algumas dicas sobre como inspecionar certos tipos de ferramentas mais comuns no uso diário amador e profissional.

Martelos e marretas

Sempre que você for utilizar um martelo ou uma marreta, vale a pena verificar se a ferramenta está em boas condições de uso. Veja o cabo, se há rachaduras, ranhuras ou imperfeições que podem fazer com que ele se rompa. Verifique ainda se o cabo está perfeitamente fixado na ponta da ferramenta, pois se a marreta ou martelo escapa durante o movimento do uso, ele poderá atingir alguém e causar ferimentos.

Chaves de fenda, phillips e semelhantes

Verifique se o cabo se encontra em boas condições e se não deslizar das mãos no uso. Veja se a ponta ainda tem tração com a cabeça dos parafusos e, em caso de ferramentas magnetizadas, cheque se ainda há força de atração. Uma chave quebrada pode machucar suas mãos ou danificar o objeto de seu trabalho.

Alicates

Seu alicate está bem afiado e ainda tem grip para parafusar porcas? Como estão as condições dos cabos e do mecanismo de articulação dos dentes da ferramenta? Se a vida útil estiver no fim, troque de ferramenta.

Pás e enxadas

Seguem mais ou menos a mesma lógica dos martelos e marretas. Veja se o cabo se sua pá ou enxada está em plenas condições e, caso não esteja, troque de cabo para evitar que a parte de metal da ferramenta saia voando por aí durante o uso.

Máquinas de cortar grama

Verifique se a lâmina está bem afiada, se as rodas estão em boas condições e bem presas ao carrinho, se a lâmina ou fio estão devidamente fixadas ao eixo e se o motor, em caso de máquinas a gasolina, está com combustível e óleo nas quantidades adequadas.

Motosserra

Inspecione as condições dos dentes da corrente de sua motosserra. Em caso de desgaste, leve para afiar. Veja ainda se o motor está em boas condições, devidamente abastecido e com óleo em boa quantidade. Avalie ainda a segurança de operação da máquina.

Máquinas de cortar madeira, pisos e metais, lixadeiras e esmerilhadeiras

Veja se o disco está bem afiado, dentro da vida útil e bem fixado ao eixo de rotação. Verifique a voltagem de operação de sua máquina e não deixe de atender aos dispositivos de segurança de uso.

Compressor de ar

Verifique as condições do motor, do filtro, do óleo e do reservatório de ar para garantir que não há vazamentos.

Gostou de nossas dicas? Acesse outros de nossos conteúdos e saiba muito mais sobre ferramentas e equipamentos!

 

Tags
Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close