Ferramentas Manuais

Chaves fixas, combinadas e estrela: Descubra a diferença e suas características

Os diferentes tipos de chaves e ferramentas fazem parte da rotina de mecânicos e profissionais de eletrônica e da indústria. Apesar disso, para a maioria das pessoas, as especificidades e o correto modo de utilização destes itens pode ser confuso. Você sabe, por exemplo, qual a diferença entre chaves fixas, combinadas e estrela? A princípio a distinção pode parecer sutil, mas não se engane.

Na prática, duas ferramentas nunca são iguais. É possível até mesmo que você tenha se surpreendido em alguma situação onde sentiu falta de um equipamento mais adequado. É nestes momentos que conhecer as características de cada item e sua correta aplicação faz toda a diferença. Saiba ainda que é indispensável conhecer estes detalhes se o seu objetivo é montar o próprio kit de ferramentas.

Para evitar a situação desconcertante de não possuir a ferramenta correta para um conserto ou reparo, elaboramos este artigo. Ao final da leitura, chaves fixas, combinadas e estrela vão deixar de ser um mistério para você. Porém, antes de descobrir diferenças e características destes tipos de chaves, vamos conhecer mais sobre esta categoria de ferramentas.

Os diferentes tipos de chaves

As chaves são ferramentas utilizadas nos mais variados tipos de trabalhos. Quase sempre quando um conserto demanda ajustes manuais elas entram em cena. São desde situações simples do dia-a-dia doméstico, até regulagens e reparos profissionais. É em razão disso que estes itens estão entre as ferramentas mais utilizadas no mercado. É difícil até mesmo encontrar uma pessoa que não possua algum modelo de chave em casa.

De forma bastante simplificada chaves têm função de apertar e desapertar parafusos e porcas com base no princípio de alavanca. Geralmente elas possuem empunhadura anatômica e suas pontas – ou corpo – são trabalhadas em aço. Inclusive aquelas constituídas pela versão temperada do metal tendem a ser mais resistentes. Uma alternativa frequente para garantir esta qualidade é a utilização de revestimento em pó de diamante.

O que diferencia então as chaves fixas, combinadas e estrela de outros modelos como Philips ou de fenda? Cada uma é produzida de acordo com um padrão internacional. Isso quer dizer que cada modelo corresponde à um tipo de parafuso ou porca. No caso que nos interessa falamos de itens para aperto e desaperto de peças sextavadas ou quadradas. Vamos entender primeiro as chaves fixas para então conhecer os demais modelos.

Chaves Fixas ou de boca

A chave fixa também é conhecida como chave de boca. Esta ferramenta possui uma ou duas cavidades para o aperto e desaperto de porcas e parafusos. Em outros termos, significa que uma chave fixa pode ter uma ou duas bocas. No segundo caso as extremidades sempre possuem medidas diferentes que podem vir registradas em milímetros ou polegadas.

O encaixe desta ferramenta acontece apenas em uma extremidade da peça que será apertada ou afrouxada. Vale relembrar ainda que as porcas e parafusos em questão devem apresentar perfil sextavado ou quadrado. Nos conjuntos de chaves fixas vendidos você poderá encontrar medidas entre 5 e 36 milímetros. O que não significa, é claro, que tamanhos maiores não possam ser encomendados.

Chave estrela

A chave estrela também pode ser denominada de chave de estria. O nome é dado em função das ranhuras presentes na parede de contato das bocas. Logo, é no encaixe que está uma das grandes diferenças deste modelo de chave. Pois em contraste com o modelo anterior, ela se ajusta ao redor dos parafusos, cobrindo-os por conta de sua boca fechada.

Em razão desta característica, a chave estrela se ajusta de forma bastante segura ao parafuso ou porca. Proporcionando maior firmeza, assim como um aperto mais regular. A aplicação deste equipamento será muito similar à da chave anterior. Contudo, as cabeças estreitas desta ferramenta a tornam uma aliada ideal para trabalhar em locais de difícil acesso. Este acaba por ser outro dos seus diferenciais.

Chaves combinadas

A chave combinada – ou de boca combinada – como o nome sugere junta os dois modelos anteriores em uma única ferramenta. Isso significa que em uma extremidade irá se encontrar uma boca fixa e na outra uma boca estrela. Consequentemente esta é uma chave muito prática e que realmente facilita na hora de trabalhar. Afinal, quando um dos encaixes não puder ser utilizado em razão de peças de difícil acesso, basta empregar o outro lado.

Além da diferença entre a duas pontas da ferramenta, também devemos mencionar as medidas. Pois o tipo combinado vai possuir a mesma medida de boca em ambos os lados. O uso mais comum para esta chave acontece da seguinte forma: o lado estriado diminui o aperto/resistência do parafuso. Na sequência, o lado fixo extrai por completo a peça.

Chaves fixas, combinada e estrela: quando usar cada uma?

Estas são as principais diferenças e características das chaves fixas, combinada e estrela. Mas afinal, quando se deve utilizar cada uma? Embora a versatilidade destas ferramentas resulte em seu emprego em diferentes setores, há casos onde elas são mais comuns. O exemplo mais conhecido é o ramo automobilístico. Toda oficina mecânica possui estas ferramentas, e você muito provavelmente já viu elas em ação.

Além disso, elas também são muito comuns no conserto e manutenção de máquinas, sendo assim muito importantes para a indústria. Antes de terminar, devemos registrar que as chaves fixas, combinada e estrela não devem ser submetidas às marteladas. Pois as batidas têm grandes chances de quebrar as ferramentas. Se o parafuso ou porca em questão for muito difícil de desarrochar o ideal é investir nas “chaves de bater”.

Esses equipamentos são assim chamados pois o seu corpo recebe reforço para aguentar o impacto de martelos e marretas. A resistência será proporcional ao tamanho da chave e da ferramenta utilizada para as batidas. Em termos de encaixe, é possível encontrar tanto as chaves fixas de bater, quanto as chaves estrela. Portanto, os serviços mais pesados ou dificultosos ainda podem utilizar destes itens.

Conhecendo as diferenças e características das chaves aqui tratadas você poderá montar o seu kit com mais consciência e segurança. Com o conhecimento da aplicação correta e guardando bem o seu equipamento você terá sempre uma boa ferramenta à mão. Lembre-se apenas de manter as suas chaves limpas e longe de umidade para permitir que elas durem por mais tempo. No mais, invista sempre em marcas conhecidas e lojas confiáveis para garantir a qualidade das suas ferramentas.

Gostou das dicas?! Aproveite para adquirir seu jogo de chaves, agora!

Tags
Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close