Pintura

Conheça as ferramentas mais usadas por pintores profissionais

Uma pintura profissional fica realmente linda de se ver e ainda protege a sua propriedade. É possível enxergar a qualidade do serviço e saber que aquela cor permanecerá viva e regular por muito tempo quando se contrata ou faz um serviço com profissionais e equipamentos profissionais. Mas quais equipamentos usar para deixar sua casa, apartamento, empresa ou qualquer outra propriedade com uma cara nova e linda? Preparamos este texto para que conheça as ferramentas mais usadas por pintores profissionais. Vem ver!

Antes de começar qualquer pintura, os profissionais se asseguram de que tem à disposição das mãos todas estas ferramentas:

Óculos de proteção: mas vamos começar a lista com um equipamento de proteção individual?! Com certeza! Tintas, solventes, thinner e outras substâncias usadas na pintura podem ser bastante nocivas a órgãos tão sensíveis como os olhos. Por isso, os óculos de proteção são fundamentais, embora nem todos os profissionais os utilizem.

Luvas de borracha: mais um equipamento de proteção que garante que o pintor não fique em contato direto com a tinta, se protegendo de alergias e outros possíveis danos decorrentes da exposição da pele à tinta.

Tinta: uma das protagonistas da pintura profissional é a tinta. Mas para uma pintura de boa qualidade, a tinta também precisa ser boa. Além disso, há pigmentos projetados para diferentes tipos de superfície e é importante utilizar a quantidade correta e suficiente de tinta a ponto de cobrir toda a superfície desejada. Dar menos demãos ou usar pouca tinta pode deixar a pintura rasa, sem a cor desejada ou com pouca durabilidade.

Lixas: as lixas ajudam a preparar as paredes, teto ou outras superfícies para receber a tinta. Locais com buracos ou outros tipos de irregularidades podem dificultar o serviço dos pintores ou ainda comprometer a qualidade do serviço final. Por isso, as lixas são sempre fundamentais. Elas seguem uma ordem de numeração inversa: quanto maior o número, mais fina é.

Panos para limpeza: alguns destes materiais parecem muito simples para um trabalho profissional, não é mesmo? Mas eles desempenham uma função fundamental. No caso dos panos de limpeza, eles são usados para retirar toda a poeira deixada pelas lixas utilizadas anteriormente. Se a poeira se misturar com a tinta, o resultado pode não ser nada agradável. Além disso, ela ajuda na hora de deixar um bom acabamento.

Massa corrida: a massa corrida é outra aliada bastante usada na hora das pinturas profissionais. Se após a lixação e a limpeza com panos a parede ainda apresentar imperfeições como buracos ou fortes ondulações, a massa corrida é usada em porções para ajudar a corrigir as lacunas e permitir que a pintura seja feita da forma mais perfeita possível.

Desempenadeira e espátula de aço: na hora de aplicar a massa corrida nas imperfeições de sua superfície, o profissional da pintura também possui duas ferramentas pensadas para isso: a espátula e a desempenadeira. Na maioria dos casos, elas são de aço, pois apresentam pouca deformação e podem ser usadas por muito mais tempo do que um instrumento feito de plástico, embora eles também existam.

Fundo preparador: antes que seja aplicada a tinta sobre a superfície, é comum que os pintores aplique uma demão de fundo preparador. Um fluído que ajuda a tinta a aderir mais rapidamente, manter uma cor mais sólida e ter mais durabilidade, exigindo menor manutenção, menos aplicações e, por consequência, economia para o cliente.

Rolo de pintura: os rolos de pintura profissionais têm diferentes tipos, formatos, tamanhos e matérias-primas, projetados para diversas pinturas. Resumimos para você as funções dos mais usados.

  • Rolo de espuma – os rolos de espuma são os mais básicos e tem uso indicado para verniz, esmalte e tinta óleo.
  • Rolo de lã de carneiro – rolo mais indicado para tintas acrílicas, à base d’água, PVC e látex.
  • Rolo com pelos baixos, de 5 a 12 mm – tintas projetadas para pintar superfícies lisas
  • Rolo com pelos médios, de 19 a 22 mm – tintas para superfícies mais ou menos rugosas
  • Rolo com pelos altos, 25 mm – tintas para superfícies texturizadas

Cabo extensor: às vezes, não é possível alcançar uma superfície alta para a pintura adequada, e não são todos os casos que permitem o uso de andaimes. Por isso, um cabo extensor do tamanho adequado é de uso recorrente por parte dos pintores profissionais. Isso dá a eles uma posição mais confortável para pintar, que garante qualidade e menos dores, permitindo mais trabalho!

Bandeja para tinta: o pintor profissional não molha o pincel ou o rolo diretamente na lata para evitar a contaminação do conteúdo da lata original. Por isso, ele coloca a tinta a ser usada na demão em uma bandeja.

Cobertura para o chão e os móveis: durante uma pintura profissional, o pintor não quer respingos caindo sobre o chão, a mobília ou os objetos de seu cliente. Por isso, tudo é coberto com lonas, plásticos ou outro tipo de proteção.

Fita crepe: para que a fita crepe seria usada em uma pintura profissional? É simples! Ela pode proteger rodapés, interruptores e outros locais da superfície que não devem ser pintados, mas que eventualmente serão tocados pelo pincel ou pelo rolo.

Pincéis para cantos e locais estreitos: toda a superfície precisa ser pintada de maneira uniforme, mas nem sempre há espaço para um rolo. Por isso, pincéis menores fazem o papel de alcançar até mesmo os cantinhos mais difíceis.

Misturador de tinta: às vezes é preciso misturar diferentes tons de tinta para se chegar à cor desejada. Entretanto, é importante evitar misturadores metálicos, pois eles podem reagir com as tintas ou ainda influenciar na coloração atingida.

Compressor de ar: às vezes, o pintor prefere usar um compressor para pulverizar a tinta em vez de usar pincéis ou rolos. Mas nem todas as superfícies e tintas podem ser usadas com este equipamento. Entretanto, ele é uma boa opção de acabamento.

Achou este texto útil? Então conheça mais de nossos conteúdos sobre ferramentas e serviços do dia a dia em sua casa, entre outros!

Tags
Mostre mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close