Dúvidas

Comprar ferramentas: 05 dicas infalíveis para fazer o melhor negócio

Todo mundo sabe que ao comprar ferramentas, seja para fins pessoais ou profissionais, é preciso fazer uma boa pesquisa. Neste sentido as compras pela internet vieram para facilitar este processo e aumentar as opções do consumidor. Como atingir, no entanto, o desejado equilíbrio entre preço, utilidade e qualidade associada a uma marca? Justamente para evitar que o seu orçamento seja prejudicado nesta equação é que preparamos este artigo. São 5 dicas infalíveis para fazer o melhor negócio ao comprar ferramentas.

Estes cuidados podem se mostrar úteis tanto para profissionais quanto para os entusiastas ocasionais de mecânica e reparos domésticos. A utilidade será proporcional para quem gosta de visitar as lojas especializadas ou não prescinde da praticidade de comprar online. Portanto, fique atento a estas dicas importantes para saber por onde começar na sua compra.

1. De olho no material!

Ao comprar uma ferramenta você espera adquirir um produto de grande durabilidade. Caso contrário o seu investimento não será tão vantajoso e acabará em uma reposição antes da hora. Para chaves de fenda, bocas ou alicates, por exemplo, a solidez do metal é fundamental. As melhores ferramentas deste tipo utilizam aço temperado. Elas costumam ser identificadas pela sigla HSS, de High Speed Steel.

Nas compras em loja física não deixe de verificar os produtos antes de comprar. É o momento de descobrir se há facilidade para manusear e se todas as peças estão bem fixadas. Você não vai querer comprar, afinal, um martelo cuja cabeça esteja solta. Este tipo de detalhe é relevante até mesmo em termos de segurança. Aspecto este que, por sua vez, é sempre o melhor negócio que você pode fazer.

Para chaves de fenda as pontas em aço temperado também garantem a qualidade da ferramenta. Outra opção são os revestimentos em pó de diamante. No mais, dê preferência por marcas conhecidas e com histórico de confiabilidade. Seguramente você poderá lembrar um ou outro nome familiar sem grande esforço. É claro que para garantir a compra de ferramentas de qualidade para a loja faz toda a diferença. Contudo, você sabe como determinar a qualidade de uma compra em ambiente virtual? Descubra a respeito no próximo tópico!

2. Vai comprar online? Consulte a reputação e informações comerciais da empresa

Os próprios sites das lojas virtuais podem oferecer muitas informações que ajudam os clientes em potencial a tirar dúvidas. São encontrados desde CNPJ, para consulta no portal da Receita Federal, até informações sobre possíveis lojas físicas. As informações de contato, para tirar eventuais dúvidas, também devem ser fáceis de encontrar na página da empresa. Faça uma pesquisa também para descobrir a reputação da loja.

Muitas vezes os depoimentos dos ex-clientes são a melhor forma de se descobrir se os negócios fechados são realmente vantajosos. Busque por relatos nas redes sociais da loja, e confira sites como o Reclame Aqui e Ebit. São cuidados que valem não apenas na hora de comprar as suas ferramentas, mas também em qualquer outra transação online.

Para facilitar o acompanhamento do seu pedido e quaisquer questões vindouras, mantenha sempre as informações da compra salvas. A maioria dos e-commerces vai disponibilizar protocolos, NF-e e outros dados que podem ser facilmente salvos. Se todos estes cuidados forem observados as chances de uma transação sem problemas são muito maiores.

3. Verifique as certificações de segurança e as políticas da loja

Ao comprar suas ferramentas em uma loja virtual existe grande chance de que você faça utilização do cartão de crédito. A fim de garantir a segurança dos seus dados o site deve possuir uma blindagem. Procure pelo selo do protocolo SSL que costuma se localizar ao final das páginas. Jamais se arrisque a fazer compras em sites que não são completamente seguros.

Antes de finalizar o seu pedido é recomendável também conhecer as políticas da loja. Afinal, como são as regras para entrega dos pedidos? Quais as formas de pagamento disponíveis? Em caso de trocas e devoluções, quando é possível fazê-las e qual procedimento deve-se seguir? São questões para o qual você deve ter uma boa resposta se quiser fazer o melhor negócio.

No que diz respeito aos cuidados de segurança a ser tomados, não se esqueça de utilizar sempre um computador seguro. Isso significa que na hora de comprar ferramentas e demais equipamentos você não deve fazer uso de redes e computadores públicos. Portanto, evite lan houses e cybercafés. Faça compras apenas do seu computador pessoal ou celular para não ter problemas com roubo de senhas.

4. Atenção aos preços

Avaliar os preços é fundamental para fazer o melhor negócio. Desconfie sempre de sites que ofereçam preços muito abaixo do praticado pelo mercado. Os produtos vendidos podem ser de má qualidade, ou até mesmo a loja pode ser de pouca confiança. O que significa que você pode acabar não recebendo aquilo que comprou.

Lembre-se do velho ditado popular nesta hora: o barato sai caro. Além do custo-benefício, os fornecedores, marcas e detalhes do produto têm de ser analisados. Comprar em páginas de confiança e bem avaliadas é uma saída para evitar dores de cabeça mais tarde.

5. Ao comprar ferramentas elétricas invista numa bateria extra

Esta dica é especial para quem vai comprar ferramentas elétricas. Se você busca por uma furadeira, serra, ou outro item sem fio, a bateria é de extrema importância. Embora este seja o item mais caro destes equipamentos, é um bom negócio manter uma bateria sobressalente. Especialmente se você possuir mais de uma ferramenta elétrica que precisará utilizar. Se elas funcionam com o mesmo tipo de bateria, você poderá sempre manter uma carregada e pronta para o uso.

Além de diminuir o número de carregadores necessários, no futuro este detalhe irá se mostrar uma grande prática de economia. Vai montar um kit básico de ferramentas para a sua casa, ou mesmo algo mais elaborado para fins profissionais? Seguir as dicas aqui reunidas vai permitir que você faça um bom negócio. Nada de comprar ferramentas sem pensar! Tenha sempre atenção redobrada às suas compras online e não se esqueça de caprichar na pesquisa. Lembre-se sempre de que a melhor compra avalia preço, marca, utilidade, qualidade e confiabilidade da loja!

Gostou das dicas?! Aproveite para acessar nosso site e boas compras!

Tags
Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Close
Close